28|7 – DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

Posted

A hepatite viral é responsável por 2 em cada 3 casos de câncer no fígado; que levam a óbito cerca de 1,34 milhão de pessoas todos os anos. Dados relevantes ainda mais quando se considera que há prevenção e tratamento, quando diagnosticada precocemente.

Segundo a World Hepatitis Alliance (organização mundial, sem fins lucrativos que luta contra hepatites virais), 300 milhões de pessoas no mundo (o equivalente a 9 entre 10 infectados), vivem com hepatite viral, sem sequer saber serem portadoras da doença.

Frente a esse quadro, desde 2010 a OMS (organização Mundial da Saúde), estipulou entre suas estratégias a eliminação das hepatites B e C até 2030. Para isso, vários países se unem em campanhas para aumentar a conscientização da população e influenciar mudanças reais.

Com esse objetivo o Brasil instituiu a campanha “Julho Amarelo”, que envolve principalmente a intensificação da testagem para hepatite C, com foco nos maiores de 40 anos.

A hepatite é uma das maiores ameaças globais à saúde do nosso tempo, compartilhe materiais de conscientização e envolva-se nessa campanha!

  1. July 28 is World Hepatitis Day. Disponível em:

< https://www.ottawamatters.com/local-news/july-28-is-world-hepatitis-day-993408 > Acesso em: 24/07/2018

  1. WORLD HEPATITIS DAY 2018 GET INVOLVED. Disponível em:

< http://www.worldhepatitisalliance.org/sites/default/files/whd-resources/find_the_missing_millions_campaign_toolkit.pdf > Acesso em 24/07/2018

  1. NOHEP, The global movement to eliminate viral hepatitis by 2030. Disponível em:
  2. < http://www.nohep.org/> Acesso em: 24/07/2018
  3. Julho Amarelo. Disponível em:

< http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/hepatites/eventos/julho-amarelo/hepa18_julho_amarelo_atividades.pdf> Acesso em 24/07/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.