Entrevistas em profundidade via web conferência

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As entrevistas em profundidade têm sido muito empregadas em pesquisas qualitativas na área da saúde. Isso se justifica pelas características dessa técnica que, dentre outras vantagens, permite captar significados e insights de forma individualizada, sem as interações típicas das discussões em grupo.

Entretanto, é uma das formas de coleta de dados de mais alto custo por caso, e se a distribuição geográfica da amostra envolve múltiplas regiões, as despesas com deslocamentos elevam ainda mais o custo final, com impacto também nos prazos de execução.

A M4H implantou no último trimestre de 2016 um sistema de web-conferência que permite a realização de entrevistas em profundidade de maneira interativa e mais eficiente em termos operacionais, visto que evita deslocamentos tanto do respondente como do moderador e cliente, reunindo assim todas as condições para que as entrevistas sejam realizadas de forma eficaz:

  1. Trata-se de um sistema de fácil utilização, tendo o respondente que acessar um link enviado por e-mail e executar apenas três comandos (na verdade 3 cliques) para se conectar;
  2. Com o uso da webcam, moderador e respondente estão frente a frente, criando um ambiente muito próximo aos das entrevistas presenciais.
  3. O compartilhamento de tela permite a exposição de estímulos de qualquer natureza;
  4. Vídeo e áudio são gravados com a qualidade necessária para transcrições e revisões de conteúdo;
  5. O cliente também pode acompanhar via web, evitando mais um deslocamento, assistindo e ouvindo sem que sua imagem seja compartilhada, e podendo ainda comunicar-se de forma privada com o moderador, por meio de “chat”.

O sistema proporciona vários benefícios, dentre os quais se destacam:

  1. Maior comodidade e flexibilidade ao respondente no momento de agendar um compromisso;
  2. Eliminação dos custos e prazos decorrentes de viagens do moderador;
  3. Eliminação dos custos e eventuais problemas com disponibilidade salas, para os casos de “central location”;
  4. Favorecimento da qualidade e controle da coleta dos dados, pela centralização do processo.
  5. Disponibilização imediata das gravações para transcrição.

Além disso, evitar viagens e deslocamentos é trabalhar com vistas sustentabilidade, maximizando o tempo de todos os envolvidos: pesquisador, respondente e cliente.

Para mais detalhes, consulte nosso atendimento e marcamos uma web-conferência para que você conheça o sistema na prática.

Marcos Veçoso

marcos.vecoso@minds4health.com.br

Regina Ferrari

regina.ferrari@minds4health.com.br

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