Pesquisas Quali e Quanti: quais são as diferenças?

Posted

Parece pouca coisa, mas as diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas não são muito claras para boa parte das pessoas, sobretudo quando são considerados os aspectos teóricos de cada uma dessas abordagens.

Há confusões do tipo “perguntas abertas são qualitativas” e muitas outras. Não é bem assim. Em pesquisa de marketing o caráter qualitativo ou quantitativo é definido pela forma como abordamos os dados, pela lente utilizada para analisá-los.

Tenha em mente que os estudos qualitativos se utilizam de ferramentas diferentes das usadas nos estudos quantitativos. As bases conceituais e filosóficas são diferentes. O quadro abaixo tenta sintetizar essas diferenças de forma a proporcionar um entendimento mais completo a respeito:

 

Critérios QUANTITATIVOS QUALITATIVOS
Método: Descritivo ou Experimental Exploratório
Amostragem: Probabilística ou Não Não probabilística
Amostra: Grande / representatividade Pequena / perfis homogêneos
Coleta de dados: Estruturada Não estruturada
Análise: Estatística, probabilística Sociológica, psicológica, antropológica
Busca por: Fatos, relações e causas Processos, motivações e significados
Outras características: Objetivo / Hard Subjetivo / Soft
Testa teorias e hipóteses Desenvolve teorias e hipóteses
Mensurável Interpretativo
Independe do contexto Depende do contexto

 

A consideração das diferenças acima pode levar à ideia errônea de que os dois tipos de abordagem são conflitantes. Pelo contrário, são complementares, e podem verdadeiramente agregar mais utilidade e aprendizado aos estudos que se servem adequadamente desses dois paradigmas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.